quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Um grande problema

Hoje começaremos uma série sobre a salvação. O que preciso fazer para ser salvo? O que Deus requer de mim? Contudo, antes de falarmos sobre a salvação, é importante entendermos por que precisamos dela. Por que estou perdido? Em vários textos a Bíblia afirma que estamos perdidos porque somos pecadores e a consequência natural do pecado é a morte (Rm 3:23, 5:12; Ez 18:20). Mas, o que é pecado? Será mesmo que todos são pecadores? Será que eu ou você somos pecadores? Para muitos o pecado consiste em roubar ou matar. E é comum ouvirmos: "Eu não mato, não roubo, por que estou perdido?" Em hebraico encontramos várias palavras para a nossa palavra "pecado". Apesar de todas estas palavras serem sinônimos e significarem a mesma coisa, "pecado", podemos dizer que cada uma delas mostra uma face diferente do pecado. No Salmo 32, nos versos 1 e 2, apesar da nossa versão em português repetir a palavra pecado ou transgressão quatro vezes, Davi usa quatro palavras diferentes. Estas palavras mostram quatro faces diferentes do pecado. Na primeira frase Davi diz: "Bem aventurado aquele cuja transgressão (pesha') é perdoada" (Sl 32:1). Esta palavra significa literalmente rebelião. Para Deus rebelião é pecado. É bem verdade que existe uma rebelião positiva. Por exemplo, um contador que recebe uma ordem de seu chefe para fraudar alguns documentos em sua empresa e não o faz. Ele se rebelou contra seu chefe, mas foi uma rebelião em prol do que é certo. Mas, não é desta rebelião que Davi se refere. É uma rebelião negativa, daquela pessoa que sabe o que é certo e, conscientemente, decide fazer o que é errado. A frase final de Davi no verso 2 diz: "Em cujo espírito não há engano" (remîyâ) (Sl 32:2). Esta palavra, que também é sinônimo de pecado, significa dolo, engano. Projetar o mal contra uma pessoa, elaborar algo para prejudicar intencionalmente outra pessoa. A primeira frase do verso 2 diz: "Bem aventurado o homem a quem o Senhor não atribui pecado ('awon)" (Sl 32:2). Esta palavra se refere a nossa distorção básica, como se fosse um "defeito de nascimento" causado pelo pecado. Todos nós já nascemos com uma tendência natural para o pecado. Com esta palavra, Davi diz que pecado não se refere apenas a atos, mas também diz que esta é uma condição do ser humano. Por último, temos a segunda frase do verso 1 que diz: "Cujo pecado (hata') é coberto" (Sl 32:1). Esta palavra significa literalmente "errar o alvo". E, com isso, Davi está nos dizendo que pecado é muito mais amplo do que podemos imaginar. Afinal, de quantas maneiras diferentes posso errar o alvo? Qual o alvo divino para o marido em relação a sua esposa? Que ele ame sua esposa como Cristo amou a igreja. Entretanto, quando eu sou impaciente ou intolerante com minha esposa, estou demonstrando a ela o mesmo amor que Cristo tem pela igreja? Claro que não! E, por mais que pareça pouca coisa, estou errando o alvo, e isto é pecado. A Bíblia faz uma clara diferença entre "pecado" e "pecados". Infelizmente, após a queda de nossos primeiros pais, nascemos com uma tendência natural para o que é mal, o que é errado. Ninguém precisa ensinar um bebê a fazer birra ou manha, é como se ele já nascesse sabendo. Isto é o "pecado". "Pecados" ou atos pecaminosos, é a consequência do pecado que existe dentro de mim. Enfim, o pecado e os atos pecaminosos são invencíveis para qualquer ser humano. Isto não quer dizer que eu não vou lutar para não ser dominado por isso. Vou lutar, mas é uma luta injusta, porque por mais que eu tente, sou presa fácil do pecado que existe dentro de mim. Não consigo superar minhas fraquezas. Para mim, o pecado é invencível. Mas, se não consigo vencer o pecado, como poderei ser salvo? Como o sacrifício de Jesus pode me ajudar? É sobre isso que iremos tratar nesses próximos dias. O pecado é terrível, mas nós temos um Deus que pode todas as coisas, um Deus maravilhoso que vence tudo, até o invencível. Que você tenha cada dia mais a certeza do amor de Deus por você e que você deseje cada dia estar no céu e viver eternamente ao lado dos seus queridos e deste Deus maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário