quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Todas as promessas de Deus se cumprirão?

Será que todas as promessas de Deus se cumprem? Em 2 Reis 22:20 encontramos uma promessa de Deus ao rei Josias: "Pelo que, eis que eu te reunirei a teus pais, e tu serás recolhido em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar. Então, levaram eles ao rei esta resposta". Na época do rei Josias as guerras eram comuns. Comum também era a morte de reis nestas guerras. Deixando de lado os detalhes desta promessa, o fato de Deus ter garantido a Josias que ele seria "recolhido em paz à tua sepultura", era uma promessa muito significativa, pois morrer em paz em tempos de guerra tem muito valor. Como foi a morte de Josias? "Os flecheiros atiraram contra o rei Josias; então, o rei disse a seus servos: Tirai-me daqui, porque estou gravemente ferido. Seus servos o tiraram do carro, levaram-no para o segundo carro que tinha e o transportaram a Jerusalém; ele morreu, e o sepultaram nos sepulcros de seus pais. Todo o Judá e Jerusalém prantearam Josias" (2Cr 35:23 e 24). O rei Josias morreu em batalha! Talvez existam muitos modos de uma pessoa morrer em paz, mas com certeza nenhum deles inclui uma morte em guerra. Quando Deus prometeu a Josias que ele morreria em paz, não estava simplesmente falando de seu estado de espírito ou lhe assegurando a salvação. Deus estava falando sobre as circunstâncias e o modo como Josias deveria morrer e isto não se cumpriu. Mas, como pode uma promessa de Deus não se cumprir? Precisamos compreender um ponto muito importante. Existem promessas de Deus que são condicionais. Para que tais promessas se cumpram é preciso de uma resposta humana. Este é o caso da promessa feita ao rei Josias. Pouco antes de Josias ir para a batalha que lhe causaria a morte, Deus o avisou para não continuar com o seu propósito (2Cr 35:20-22). No momento que Deus orientou Josias a não entrar na batalha, a promessa de morrer em paz estava condicionada a obediência de Josias, mas o rei desobedeceu. O exemplo de Nínive deixa este conceito mais claro. Deus enviou uma mensagem de destruição a Nínive por intermédio de Jonas. A promessa era que em 40 dias Nínive seria destruída (Jn 3:4). Porém, ao final dos 40 dias a cidade não foi destruída. Por que Deus não cumpriu sua promessa? Porque a promessa era condicional. O povo de Nínive se arrependeu e Deus não a destruiu naquele momento. Existem promessas que são condicionais e, ao mesmo tempo, incondicionais. Este é o caso da promessa do derramamento do poder do Espírito Santo em Atos 1:8. Esta promessa é incondicional - o poder do Espírito Santo tem sido derramado e será ainda mais em profusão em um tempo específico da história. Porém, se tomada individualmente ela se torna condicional - algumas pessoas receberão este poder e outras não. Agora, existem promessas que são totalmente incondicionais. Tais promessas não dependem de nada, não há nada que as impeçam de serem cumpridas. O exemplo mais claro é a promessa da volta de Jesus. Meu querido amigo(a): Jesus muito em breve irá voltar e esta promessa não está vinculada a nenhuma obra humana. Muito em breve Jesus voltará. Esta promessa é tão real e fiel como o é o próprio Deus. Muito em breve Jesus voltará e levará ao Céu todos aqueles que desejarem morar neste lar maravilhoso. Você deseja estar no Céu? Acredite, a nossa redenção está muito mais perto do que imaginamos!


2 comentários:

  1. A vouta de jesus está muito próxima. Temos que primeiramente nos arrepender dos nossos pecados e assimpoder aceitar a cristo e fazer toda a sua vontade. Sendo assim podemos abitar na morada que JESUS já preparou para cada um de nós. A sua vinda se apróxima mais e mais cada dia de nossas vidas. Temos que nos preparar!!!!

    BRUNO VALENTIM DA SILVA

    ResponderExcluir
  2. Glória À Deus, muito bom!!Estava com dúvida sobre essa promessa sobre a morte do Rei Josias e agora esse texto esclareceu muito.Parabéns.

    Gilmar de Melo São Paulo-SP

    ResponderExcluir