quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Fome e sede de justiça

Os ouvintes de Jesus estavam familiarizados com a expressão empregada por Ele para descrever a quarta "bem-aventurança". "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos" (Mt 5:6). Sede não era algo anormal, visto que as chuvas se concentravam apenas em dois meses. "As chuvas estão longe de ser satisfatórias... 16.3 polegadas por ano, e mais de 23 nas montanhas da Galileia; mas quase toda esta chuva cai em poucos dias, quase todos eles em outubro e março, naqueles aguaceiros violentos de que fala o evangelho de Mateus, tempestades que enchem os ribeiros em poucos minutos e que carregam casas se seus alicerces não forem suficientemente fortes. Em suma, são chuvas que não fazem todo bem que seria de se esperar" (A vida diária nos tempos de Jesus, Henri Daniel-Rops, 24). Porém, a fome e a sede aqui descritas por Jesus não eram de elementos físicos, mas sim de elementos espirituais. Eram fome e sede de justiça. Esta justiça descrita é aquela pronunciada por Deus sobre o pecador condenado. É a justiça que garante a salvação do perdido. "Justiça é santidade, semelhança com Deus; e 'Deus é amor'. 1 João 4:16. É conformidade com a lei de Deus; pois 'todos os Teus mandamentos são justiça' (Sal. 119:172); e o 'cumprimento da lei é o amor'. Rom. 13:10. Justiça é amor, e o amor é a luz e a vida de Deus. A justiça de Deus se acha concretizada em Cristo. Recebemos a justiça recebendo-O. Não é por meio de penosas lutas ou fatigante lida, nem de dádivas ou sacrifícios, que alcançamos a justiça; ela é, porém, gratuitamente dada a toda pessoa que dela tem fome e sede. 'Ó vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; ... sem dinheiro e sem preço.' Isa. 55:1. 'Sua justiça... vem de Mim, diz o Senhor' (Isa. 54:17), e 'este será o seu nome com que O nomearão: O SENHOR, JUSTIÇA NOSSA.' Jer. 23:6. Nenhum agente humano pode suprir aquilo que satisfará a fome e a sede da alma. Mas Jesus diz: 'Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.' Apoc. 3:20. 'Eu sou o pão da vida; aquele que vem a Mim não terá fome; e quem crê em Mim nunca terá sede.' João 6:35." (MDC, 18). Quantas vezes olho para mim e percebo que não consigo viver de acordo com a vontade de Deus. Eu luto, mas concluo que sempre estarei aquém do Modelo. Muitas vezes sou traído pelo meu próprio temperamento e, quando percebo, já estou fazendo algo que eu não gostaria de fazer. Outras vezes, erro conscientemente. Sei que devo andar por outro caminho, sei o que devo evitar, mas não evito. Se tudo parasse por aqui, a conclusão mais sensata seria afirmar que a vida não tem nenhum sentido. Porém, Jesus disse aos que têm fome e sede de justiça, fome e sede de serem perdoados, justificados por Deus: "Serão saciados". Jesus não nega sua justiça a um filho que reconhece que não é capaz de vencer sozinho. Sua morte na cruz abriu o caminho para nossa salvação e hoje Ele intercede por mim e por você nos concedendo perdão, vida, salvação. Se você tem o desejo de viver ao lado de Deus, se você tem o desejo de ser melhor a cada dia, se você tem o desejo de morar no Céu, nunca se esqueça que Jesus disse que "os que têm fome e sede de justiça, serão fartos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário