domingo, 2 de setembro de 2012

Não quero orar!

Muitos cristãos veem como única solução para todos os problemas da vida a oração. Já mencionei anteriormente que nem tudo é resolvido apenas com a oração. Muitas vezes é preciso mudar a forma de pensar, quebrar alguns paradigmas que a família, sociedade ou até a própria igreja impuseram. O que você diria a uma pessoa que tem um problema muito sério, mas que não tem ânimo para orar? Talvez, muitos diriam, "não importa se você não tem vontade, você tem que orar!". Isso é verdade. Devemos orar, ainda que não tenhamos vontade para isso. Mas, existe uma diferença muito grande em não querer orar, ter preguiça de orar e não ter motivação ou forças para orar. A última coisa que uma pessoa que sofre de depressão quer é orar. Mas, espere um momento, pode um verdadeiro cristão ficar deprimido? Sim. Claro que sim! Infelizmente, muitas pessoas ainda veem a depressão como um problema espiritual e não como uma doença que precisa ser tratada. Os sintomas da depressão são facilmente reconhecidos na história de muitos dos grandes homens de Deus. Com frequência encontramos Davi exclamando: "Por que estás abatida, ó minha alma?" (Sl 42:5). "Sinto abatida dentro em mim a minha alma." (Sl 42:6). Em Davi também encontramos sintomas característicos da depressão como lágrimas constantes e falta de apetite (Sl 42:3). Certa vez, Elias disse: "Toma agora, ó Senhor, a minha alma." (1Rs 19:4). Jonas exclamou: "Melhor me é morrer do que viver." (Jn 4:3). O próprio Jesus suplicou no Getsêmani: "A minha alma está profundamente triste até a morte." (Mt 26:38). Talvez este seja o exemplo mais claro de depressão: aquela que faz com que a pessoa perca o desejo até pela própria vida. A cura da depressão começa com o reconhecimento de sua presença. E, neste ponto, começam muitos problemas. Muitos cristãos que sofrem de depressão negam que estão passando por esse problema com medo do que as pessoas poderiam pensar dele. Neste contexto, os amigos da igreja podem ser os piores inimigos. Um marido que não entende as variações de humor que a depressão pode causar em sua esposa pode, também, ser um inimigo grandioso. Os amigos e familiares podem infligir um fardo espiritual sobre a pessoa porque, se ela está sofrendo de depressão, concluem, certamente está escondendo ou nutrindo algum pecado. A tristeza por um pecado não confessado por levar uma pessoa a depressão? Pode. Mas, esta não é a única fonte de depressão. Muitas vezes, aquele que passa por esse problema sente uma sensação vaga e geral de autoacusação, sentimentos de auto-condenação e aflição que não podem ser atribuídos a pecados específicos. O pecado pode levar uma pessoa à depressão, mas nem toda depressão provém de pecado. A depressão está relacionada com a estrutura da personalidade, com a constituição física, com as reações químicas do corpo, com a formação emocional das pessoas e com os conceitos emocionais adquiridos. As pessoas são diferentes umas das outras. Cada um sente as coisas à sua própria maneira. Precisamos confiar mais no poder de Deus. Precisamos orar mais e julgar menos aqueles que estão ao nosso redor. Amanhã falaremos um pouco sobre o processo de cura, mas nunca se esqueça que a depressão não é exclusividade daqueles que a sociedade rotula como "pecadores". Todos nós somos pecadores, todos nós passamos ou podemos passar por um problema como esse um dia. Ninguém é mais espiritual do que o outro por não passar por uma depressão. Deus nunca abandonará aqueles que sofrem. Ainda que não sintamos, Ele está ao nosso lado e fará tudo para nos restaurar. Eu sou o que Deus tem de mais precioso. Você é o que Deus tem de mais precioso. Nunca duvide que, o que Deus mais quer, é ver você no Céu!

Um comentário:

  1. Esse palavra me alegrou.Pois esto cheia de situações emocionais e não quero orar .
    Fico me acusando por nao querer orar .Me sinto deprimida eacho que oração não resolvera usso

    ResponderExcluir