quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Vencendo barreiras

Ontem tratamos sobre um assunto de fundamental importância para o nosso relacionamento com Deus e com todos ao nosso redor: Autoimagem negativa. Hoje, falaremos sobre como superar esse problema. Autoimagem é um sistema de ideias e sentimentos acerca de nós mesmos que vamos recolhendo e reunindo ao longo de nossa vida. Existem alguns fatores que contribuem para a formação da nossa autoimagem. O primeiro a ser tratado é o mundo exterior. Aqui estão incluídas todas as experiências passadas em nossa vida até hoje, especialmente as experiências da infância. É interessante como as imagens e sentimentos que temos de nós mesmos procedem, em grande parte, das imagens e sentimentos que vemos refletidos em nossos familiares. Um pai que não tira tempo para o filho está transmitindo a seguinte mensagem: "Você não merece que eu perca meu tempo com você. Tenho coisas mais importantes a fazer". Podemos convencer uma criança de que ela vale muito pouco e, se assim o fizermos, ela acreditará nisso. Uma criança pode ser programada para ser incompetente. Pense em uma mãe que diz ao filho: "Se existe uma maneira errada de fazer as coisas, você sempre descobre qual é!" Tais ideias contribuem para a formação de uma autoimagem desequilibrada. Isto não se trata de transferir a responsabilidade das nossas atitudes a outros, temos uma parte importante a desempenhar, mas existe algo muito mais profundo do que aquilo que podemos ver. Somos prontos em julgar as atitudes alheias e muito raramente, para não dizer nunca, buscamos entender o que levou tal pessoa a cometer tal atitude. Todos temos nossa parcela de culpa pelo que somos, mas existe algo muito mais profundo do que aquilo que podemos ver. Outro fator que contribui para a formação da nossa autoimagem é o mundo interior. O mundo interior é formado por elementos físicos, emocionais e espirituais. Aqui estão nossos sentidos, nosso sistema nervoso, nossa capacidade de registrar fatos, aprender, de reagir diante da realidade e, para alguns, também compreenderá defeitos físicos, deformações e deficiências. Cada pessoa é única. Um filho não é igual ao outro. Todos têm sua individualidade. Um terceiro fator são as falsas ideologias que chegam até nós. No âmbito espiritual poderíamos citar uma ideia absurda de que humildade se atinge com o auto-desprezo. Ou, então, aquelas ideias de que existem alguns pecados que não podem ser perdoados. O quarto fator que contribui para a formação da nossa autoimagem é Deus. E é nEle que devemos realmente nos apoiar para a formação de uma autoimagem equilibrada. Deu diz que todos os seres humanos são pecadores? Sim. Ele diz que a nossa justiça é comparada àqueles trapos que usamos para cobrir feridas e que, depois de usados, não servem para nada mais? Sim. Mas, Ele também diz que foi por esses pecadores que Ele morreu. Quando olho para mim e vejo o quanto estou longe do exemplo que Jesus deixou, me sinto muito triste. Quando olho para mim e percebo tudo de ruim que existe aqui dentro, coisas que apenas eu conheço, me sinto muito triste mesmo. Porém, quando vejo que Deus, mesmo me conhecendo profundamente, diz que me ama do jeito que sou e que quer me ajudar e que tem um céu maravilhoso reservado para mim, eu não tenho como ficar triste. Para Deus, você é o que existe de mais precioso no Universo. Mesmo com seus defeitos, você é o que Deus tem de mais valioso. Talvez você possa identificar alguns problemas do passado. Talvez mágoas estejam em seu coração. Faça um esforço e perdoe todos aqueles que já te trouxeram dor. Perdoe e viva feliz. Eu gostaria de deixar algumas mensagens de Deus para você: "Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês" (Is 49:15). "Dificilmente alguém aceitaria morrer por uma pessoa que obedece às leis. Pode ser que alguém tenha coragem para morrer por uma pessoa boa. Mas, Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado" (Rm 5:7 e 8). "Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem!" (Mt 7:11). Quando Deus diz que te ama, Ele não está brincando. Viva com a consciência de quem realmente você é: um filho de Deus, amado e querido pelo Rei de todo o Universo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário