segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A culpa e a graça

Você acha difícil lidar com a culpa? Você se sente culpado por algo diante de Deus ou diante dos homens? Jesus um dia contou uma história para ilustrar como Deus trabalha com a culpa. Esta história está em Mt 18:23-35. Resumindo, um homem devia 10.000 talentos e, como não poderia pagar, foi perdoado pelo rei. Contudo, este mesmo homem tinha uma dívida para receber de 100 denários e, ao invés de perdoar como foi perdoado, ele cobrou a dívida violentamente. O que isso significa? Um denário era, aproximadamente, equivalente a uma dracma, que era o salário de um dia de um trabalhador comum. Já um talento era o equivalente a 6.000 dracmas, ou, 6.000 dias de um trabalhador comum. Porém, na história contada por Jesus, o homem devia 10.000 talentos, isto é, 60 milhões de dias de um trabalhador comum! A quantia era impagável! Jesus queria enfatizar a todos que a dívida que temos perante Deus é impagável. O que são 100 dias de trabalho comparados a 60 milhões? Nada. Então, este homem deveria perdoar seu devedor, mas ele não perdoou. Eu vou tratar de alguns detalhes desta história aqui e seria muito bom se você pudesse acompanha-la na Bíblia. O homem em questão estava para ser preso perpetuamente como consequência de sua dívida. Mas, no momento da prisão, ele implorou ao rei para que não fosse preso. Apesar de sua dívida ser impagável, ele não implorou por perdão, mas implorou por uma prolongação de tempo para que ele pudesse pagar a dívida. Que ilusão! O rei, como sabia que ele não conseguiria pagar, o perdoou. Cancelou a dívida. Entretanto, o que aquele homem entendeu? Ele entendeu que tinha sido perdoado? Não! Ele entendeu que o rei tinha lhe dado o que ele queria: uma prolongação do tempo. Sendo assim, a primeira coisa que fez ao ver alguém que lhe devia foi cobrar veemente sua dívida. E assim acontece conosco: vivemos tentando pagar uma dívida impagável! Quando falhamos com alguém ou com Deus temos um sentimento de débito. Sentimos que, de alguma maneira, temos que reparar o dano causado. Começa então um processo de cobrança de débitos e a culpa corrói. E quando alguém falha conosco ou quando pensamos que Deus falha conosco saímos da posição de devedores para a posição de cobradores e passamos a cobrar nossas dívidas. Não conseguimos compreender o que significa GRAÇA. Graça é o perdão da nossa dívida de 60 milhões de dias de trabalho. Mesmo assim, eu prefiro não aceitar o perdão, a graça, e continuar pedindo a Deus a prolongação da dívida. Todos nós temos que perdoar ao nosso próximo. Mas, você já pensou que talvez você mesmo seja o próximo a quem você deve perdoar? Quando Jesus disse que devemos perdoar ao próximo isso também quer dizer que devemos nos perdoar. Você deve se 
perdoar pelo que passou. Mas, como saber se eu tenho esse problema? Pense nestas

questões: Estou ressentido com alguém? Pai, mãe, irmão? Penso que se tudo fosse diferente no passado eu não estaria como estou? Se estes tivessem me pagado o que me deviam (uma melhor educação, respeito, carinho, atenção) eu não seria assim? Trato mal alguma pessoa por ela me lembrar outra? Pense na história de José, do Egito. José passou por grandes injustiças e mesmo assim confiou em Deus. Porém, não existe injustiça maior do que a cruz de Cristo. O que Jesus fez para merecer a cruz? Me amou. Amou a você. A nossa dívida de 60 milhões de dias estava sendo colocada sobre Ele. E por que não aceitar o perdão e viver hoje de fato como uma pessoa perdoada? Por que não perdoar a quem lhe deve tão pouco? Você não precisa viver com a culpa. Devemos nos esforçar a cada dia para melhorarmos, e é nosso dever como cristãos reconhecer nossos erros, mas, mesmo neste processo, tenha a certeza do perdão. A maior de todas as injustiças, a cruz de Cristo, te trouxe salvação. E por que Jesus morreu em uma cruz? Por que Ele quer você no céu!

Um comentário:

  1. Muito pertinente este tema, atualmente uma das maiores armas do mal é nos fazer sentir-se responsáveis pela origem do pecado, como se isto estive sob nossa jurisdição. Assim, nos afastando de Deus e nos enfraquecendo. Obrigado!

    ResponderExcluir