quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Preciso ser perfeito?

Na sua opinião, um cristão precisa ser perfeito? A resposta para essa pergunta depende da sua visão de mundo, da sua formação espiritual e, acima de tudo, da sua concepção de perfeição. Existe uma ideia, não nova, mas que tomou certa força em nossos dias, que um cristão deve ser perfeito. Não deve haver manchas em seu caráter, o pecado não deve fazer parte da sua vida. Será que isto é verdade? Creio que sim. Afinal, devemos sempre lutar para melhorar. Mas, será que a minha salvação depende desta perfeição? Ah, agora a história muda, e o problema todo está aqui. Não resta dúvidas que devemos lutar para melhorar. Eu quero ser um marido melhor, um amigo melhor, um filho melhor. Contudo, quando eu coloco esse ideal como um requisito para a salvação eu tenho sérios problemas. Por mais que eu me esforce para ser um marido melhor, um amigo melhor, um filho melhor, percebo que sempre existem falhas, defeitos. Às vezes, melhora de um lado, piora de outro. Eu sempre estou aquém da perfeição. E, se não consigo ser perfeito, não vou para o Céu. E, se não vou para o Céu, para que continuar tentando!? E este pensamento tem destruído muitas pessoas que desejam estar perto de Deus, desejam o Céu, mas não se sentem capazes ou dignas. O que é perfeição cristã? "Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste" (Mt 5:48). Este texto é muito usado como prova de que temos que ser perfeitos, sem pecado. Porém, o texto está tratando de impecabilidade? Nem de longe. Com um tempo, pegue uma Bíblia e leia esta passagem. Perceba o contexto. Jesus estava dizendo para seus ouvintes que todos nós devemos amar o nosso próximo, inclusive nossos inimigo. E, quando conseguirmos amar os inimigos, então seremos perfeitos. Que enorme diferença! Perfeição cristã é amar de tal maneira, que este amor alcance até nossos inimigos! Mas, e os nossos pecados? Foi exatamente por isso que Jesus morreu. Jesus fez por nós o que nós não poderíamos fazer sozinhos. Jesus levou os nossos pecados sobre si e hoje, não somos chamados a duplicar a vitória de Jesus, mas a aceitar esta vitória. Diferente desta ideia teológica de perfeição, existe um problema emocional denominado perfeccionismo. Pessoas que apresentam esta distorção nunca estão contentes ou satisfeitas consigo mesmas. Um constante sentimento de insatisfação e incapacidade pairam sobre elas. "Devo melhorar", "devia ter feito melhor", "devo ser capaz de melhorar". Uma cobrança excessiva sobre si mesmo que ultrapassa a normalidade. A autodepreciação é um resultado de sua insatisfação e, como nunca estão satisfeitas consigo mesmas, concluem que Deus também não está. Os deveres e a autodepreciação trazem sentimentos de culpa, ansiedade e condenação. Muitos cristãos sofrem desse problema, muitas pessoas que são frequentes em suas igrejas sofrem desse problema e, para que outros não percebam, vestem uma capa ao redor de seus sentimentos. Para essas pessoas, aceitar um "eu" que não gosta, um Deus que não ama e pessoas com as quais não consegue conviver, se torna um fardo pesado demais. Tal pessoa está à beira de um colapso nervoso. Entender o amor de Deus e o que Ele realmente requer de mim faz parte do processo de cura. Amanhã trataremos sobre isto. Entretanto, lembre-se sempre que você pode trocar o seu fardo pesado pelo fardo de Jesus. Hoje eu posso desfrutar da companhia e aceitação de Deus. Deus nunca te abandonará porque o que Ele mais quer é ver você no Céu. Tenha um ótimo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário